Tendão de Aquiles – Tratamento e Cirurgia em Curitiba


 

 

 

 

 

O que é o Tendão de Aquiles

O tendão calcâneo, classicamente conhecido como tendão de Aquiles é a estrutura na região posterior do tornozelo, formado pela continuação dos músculos gastrocnemios e sóleo, sendo inserido no osso calcâneo. Possui uma área de baixa vascularização, local que ocorre os principais problemas.

Tem com função a mobilização de flexão do pé, sendo um grande “amortecedor” principalmente durante a corrida, sendo submetido a até 12.5 vezes o peso do corpo. O tendão em jovens tem menor rigidez, sendo mais resistente a ruptura.

Problemas? Quais são os fatores de riscos?

As patologias surgem por um conjunto de fatores, que podemos dividir em fatores externos e internos do indivíduo

Externos:

  • Overuse
  • Tênis inapropriado
  • Aumento na carga de treinamento
  • Superfícies duras
  • Corridas em superfícies inclinadas

Internos

  • Idade
  • Uso de corticoide
  • Homens são 12x mais susceptíveis que mulheres
  • Diabetes
  • Obesidade

Tendinopatia do Aquiles

Com certeza a patologia mais comum desta estrutura, podendo ser uma inflamação no corpo do tendão ou na região que se insere no calcâneo.

A dor na região do calcâneo pode estar associado a uma proeminência óssea, a qual chamamos de Haglund. Os corredores que treinam em grandes subidas são mais propensos a apresentar tal patologia.

O diagnóstico se dá pelo exame físico e história, porém para confirmar pode ser solicitado alguns exames de imagem, sendo os principais o UltraSom e a Ressonância Magnética.

O tratamento conservador (sem cirurgia) é sempre a primeira escolha, sendo a base do tratamento medicamentos para dor e reforço da musculatura da panturrilha. Claro que se a dor se apresenta de moderada a forte intensidade, deve ser evitado os exercícios que pioram tal sintoma.

O tratamento cirúrgico se reserva a caso refratários, principalmente nos casos que apresentam a deformidade de Haglund, na qual o procedimento é para retirar esta proeminência óssea.

 

 

Ruptura aguda do Aquiles

Existe um ditado na ortopedia que se encaixa aqui: todo tendão que rompe é porque já se apresentava com alguma doença. Ou seja normalmente se apresenta em um paciente com atividades físicas recreativas, com história prévia de dor no local.

 

 

 

 

 

 

A lesão aguda é mais comum em homens, com média entre 35 e 45 anos. O risco de lesão no lado contralateral é de aproximadamente 15-20%.

Na maioria das vezes o mecanismo da lesão acontece quando o paciente inicia uma corrida, tendo a sensação de uma “pedrada” no local, seguido de incapacidade de caminhar corretamente.

 

 

 

 

O diagnóstico se dá clinicamente na grande maioria dos casos. Sendo a palpação de um “buraco” no tendão associado a teste de Thompson positivo. Quando há dúvida pode ser solicitado algum exame de imagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ok… vamos tratar???

O tratamento pode ser conservador (sem cirurgia), porém apresenta um tempo prolongado de recuperação da função, além de uma taxa de nova ruptura maior. Por isso esta opção está restrita aos casos de pacientes com baixa demanda funcional ou que optem por tais riscos.

Então é uma patologia predominantemente cirúrgica, na qual é feito um acesso no local da lesão e feito a sutura do tendão com uma técnica apropriada.

 

 

 

 

 

 

 

No pós cirúrgico mantemos uma imobilização sem carga do membro por 2 semanas. Após isto iniciamos uma recuperação funcional, com uma bota que é retirada para ganho de movimento, além de possível carga no membro operado, progressivamente. O retorno aos esportes depende de vários fatores, entre eles o tipo do esporte, porém o retorno a corrida se dá entre 3 a 6 meses.

Ou seja, tem problemas no Aquiles seja ele crônico ou agudo, procure-nos, seja acompanhado e tratado por especialistas em esporte, isto faz toda a diferença.

Tratamento e Cirurgia do Tendão de Aquiles em Curitiba

A Ortop Curitiba possui especialistas em traumas esportivos, com experiência em tratamentos cirúrgicos para tendão de aquiles. Entre em contato conosco para agendamento de consultas e exames.