Meniscos, Cirurgia, Tratamento e Diagnóstico em Curitiba

Meniscos, diagnóstico, tratamento e cirurgia

Os meniscos podem ser considerados como amortecedores do joelho. Em cada joelho possuímos dois, o lateral e o medial.

 

Lesões nos meniscos

Podemos dividir as lesões meniscais em dois tipos: lesões traumáticas e lesões degenerativas.

As lesões degenerativas ocorrem progressivamente, começando normalmente na região posterior dos meniscos, por ser a área mais utilizada. Os sintomas mais comuns é a dor e o derrame no joelho, ocorrendo de forma progressiva e por algum tempo. São lesões que ocorrem com pessoas acima dos 35 anos.

As lesões traumáticas são menos frequentes, ocorrendo normalmente em pessoas mais jovens, relacionado ao esporte, durante uma atividade física. Os sintomas como dor, bloqueio e derrame intra articular são de início súbito e mais intensos.

 

Diagnóstico

Como sempre o exame físico é muito importante para o diagnóstico. Com isto é possível suspeitar se há lesão e qual o tipo, o que podemos confirmar através de uma Ressonância Magnética. A avaliação de outros exames de imagem, tal como a radiografia, é necessária para sabermos o estado completo do joelho.

Cirurgia do Menisco

A maior parte dos casos de rompimento do menisco em pessoas jovens está relacionado a atividade esportiva, o ato de rodar o joelho com mais força pode ocasionar o rompimento do menisco.

Tratamento do menisco

O tratamento das lesões depende de vários fatores, entre estes o primeiro é o tipo da lesão.

Nas lesões degenerativas iniciamos com o tratamento medicamentoso (anti inflamatórios, infiltração), com o objetivo de diminuir o processo inflamatório local, o principal responsável pela dor. Também é possível associar o tratamento fisioterápico, para diminuição da dor e correção de algum desequilíbrio muscular ou mobilidade do joelho.

Em alguns casos é possível iniciar o uso de palmilhas para retirar a carga do lado afetado, isto tudo após avaliação de caso a caso. Se após o tratamento inicial os sintomas persistirem, podemos optar pelo tratamento artroscópico.

Corriqueiramente estas lesões são acompanhadas de lesões de cartilagem, também degenerativas, o que pode ser responsável pela persistência dos sintomas.

Nas lesões traumáticas o tratamento inicial é cirúrgico. O procedimento é realizado através de uma artroscopia, durante a qual avaliamos e optamos pela retirada do fragmento lesado ou pelo reparo do menisco, isto dependerá do tempo da lesão e da qualidade do menisco. A opção inicial sempre é preservar a maior parte possível do menisco.

A técnica de artroscopia permite:

  • Mais precisão
  • Não cortes
  • Tempo de duração reduzido
  • Redução do tempo de pós operatório
  • Mais segurança para o paciente
  • Cirurgia mais eficiente

Reabilitação

Após a cirurgia a reabilitação se torna essencial. Sendo necessário a recuperação do movimento normal do joelho e principalmente da força muscular ao redor da articulação. O retorno as atividades depende de alguns fatores, sendo que as lesões traumáticas de menisco medial (interno) são as que apresentam melhor recuperação. Já nas lesões de menisco lateral (externo), o retorno as atividades normalmente se dá de maneira lenta.

Cirurgia dos Meniscos em Curitiba

A Ortop Curitiba possui especialistas em Cirurgia e tratamento dos Meniscos. Entre em contato conosco para agendamento de consultas e exames.