Cirurgia de Ligamento Cruzado Posterior em Curitiba

LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR

O ligamento cruzado posterior tem a função principal de estabilizar o joelho posteriormente. O ligamento cruzado posterior (LCP) é mais resistente que o ligamento cruzado anterior, o que faz com que a lesão do LCP seja menos freqüente.

A maioria das lesões do LCP ocorrem após um trauma direto na parte alta da tíbia – tuberosidade anterior da tíbia. Isto geralmente acontece em acidentes automobilísticos (choque da tíbia no painel anterior do carro ou queda da moto) ou durante o esporte na queda sobre o joelho fletido.

DIAGNÓSTICO

Inicialmente as rupturas do ligamento cruzado posterior são bem toleradas. Podendo geral apreensão em escadas, principalmente ao descer, sensação de instabilidade e dor na região anterior do joelho. O diagnóstico se inicia pelo interrogatório cuidadoso e exame físico.
Os exames radiológicos e mais especificamente a Ressonância Magnética permitem confirmar o diagnóstico e ainda verificar as lesões associadas (meniscos e cartilagem)

TRATAMENTO
Como já falado, geralmente as lesões do LCP são bem toleradas por um longo tempo apenas com o reforço muscular.

A necessidade de cirurgia acontece na presença de instabilidade (falseio) e dor durante ou após os exercícios.

Para realizar a reconstrução do LCP, a cirurgia é realizada através de uma artroscopia. Para refazer o ligamento retiramos um enxerto do próprio joelho, podendo ser dos tendões dos músculos flexores do joelho ou uma parte central do tendão quadríceps. Sendo realizado dois tuneis ósseos (tíbia e fêmur) para passagem do enxerto, sendo fixado através de dois parafusos, geralmente absorvíveis.


Após a cirurgia mantemos uma imobilização para caminhar por 45 dias, sendo realizado exercícios específicos para ganho da flexão do joelho durante três meses.
O tempo estimado para o retorno as atividades físicas são:

  • Caminhar normalmente – 3 meses
  • Bicicleta ergométrica e esteira – 4 a 5 meses
  • Musculação –4 a 5 meses
  • Corrida e bicicleta de rua – 6 meses
  • Atividades físicas com movimentos rotatórios e pulos (futebol, vôlei, basquete, rugby) – 8 a 9 meses

Cirurgia de Ligamento Cruzado Posterior em Curitiba

A Ortop Curitiba possui especialistas em Cirurgias ortopédicas de ombro, joelho e cotovelo. Para realizar consultas para cirurgia de ligamento cruzado posterior, entre em contato conosco.