Cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior do Joelho em Curitiba

 

Ligamento cruzado anterior do joelho

A prática de esportes embora saudável implica na exposição maior a lesões no joelho, pois essa articulação sofre significativo impacto nas modalidades esportivas. Outro fator importante é que muitos amadores exigem desempenho profissional de suas atividades e isso os expõe a mais riscos do que o necessário.

O joelho possui quatro ligamentos principais que asseguram a estabilidade desta estrutura. Existem os ligamentos colaterais(lateral e medial), que se localizam fora da articulação, dando a estabilidade no plano frontal. No interior da articulação existem os ligamentos cruzados, anterior e posterior, que são os responsáveis pela estabilidade no plano sagital.

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o responsável pelo bloqueio da movimentação anterior da tíbia em relação ao fêmur e também é de grande importância na estabilidade rotacional do joelho.

As superfícies do fêmur e da tíbia são cobertas por cartilagem, um tecido altamente específico e com baixo atrito. Ainda no joelho possuímos dois meniscos, que são estruturas em forma de lua, que tem o papel principal de amortecimento da nossa articulação.

Lesão do ligamento cruzado anterior

O trauma mais comum que ocasiona a lesão do LCA é o trauma torsional do joelho, geralmente quando o pé fica fixo no chão e o joelho faz um movimento rotacional, o que normalmente ocorre durante uma atividade física, principalmente em atividades de contato como futebol, basquete, rugby.

Geralmente sente-se um estalo associado a uma dor intensa. Após um curto período, a dor pode diminuir, sendo possível permanecer em pé, porém com dificuldades. Com o passar das horas o joelho pode inchar e bloquear.

Após alguns dias ou semanas o joelho normalmente diminui o inchaço e o que se sente é a frouxidão da articulação, sendo muito difícil a prática de atividade física.

O diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior

O exame físico é extremamente importante para o diagnóstico preciso, porém após as primeiras 24 horas o exame se torna difícil devido a dor e a presença de derrame no joelho e conseqüentemente a contratura muscular reflexa a isto.

Após as primeiras semanas, quando o derrame do joelho diminui o exame físico se torna mais confiável.

Atualmente utilizamos o exame da Ressonância Magnética, que nos permite confirmar o diagnóstico e ao mesmo tempo verificar se há qualquer lesão associada, tal como lesão de meniscos ou lesão da cartilagem.

 

 

Após o diagnóstico de lesão, o que devo fazer?

O ligamento cruzado anterior possui baixa capacidade de cicatrização. A sensação de frouxidão no joelho será recorrente, podendo aumentar com o passar do tempo.

Conforme explicado anteriormente o joelho é uma articulação fundamental no movimento do corpo,  por isso sua estabilidade é essencial, sobretudo para a prática de esportes, (Futebol, basquete, vólei, rugby, tenis…). Com a frouxidão a prática destes esportes pode ser impossível ou poderá ocorrer novos episódios de entorse do joelho podendo acarretar lesões de meniscos ou de cartilagem.

Porém, mesmo com a lesão do ligamento cruzado anterior, a pratica de atividades físicas sem contato ou mudanças de direção podem ser toleradas (corrida, bicicleta, musculação). Pode ocorrer lesões parciais, mantendo a instabilidade do joelho, isto pode ser visto pelo exame físico adequado de um especialista.

Para recuperar a estabilidade do joelho, o tratamento cirúrgico é necessário, sendo a reconstrução do ligamento cruzado anterior o tratamento de escolha.

A cirurgia do joelho para o tratamento do ligamento cruzado anterior

A cirurgia é realizada por artroscopia, uma técnica minimamente invasiva, através do uso de uma câmera, que permite visualizar a articulação e ao mesmo tempo realizar o tratamento, sendo menos danosa ao joelho. Se presente, as lesões dos meniscos são tratadas na mesma cirurgia.  Com isto o processo de recuperação é muito mais rápido.

Para a reconstrução do ligamento cruzado anterior necessitamos de um tecido que funcionará como enxerto, para isto podemos escolher entre os três mais utilizados mundialmente: enxerto dos tendões flexores do joelho, enxerto do tendão patelar(parte central) ou enxerto do tendão quadriciptal (parte medial). A escolha depende de algumas variáveis que são levantadas caso a caso, com resultados semelhantes com qualquer escolha.


 

 

 

O enxerto é posicionado no local do ligamento rompido e fixado em um túnel ósseo na tíbia e um túnel ósseo no fêmur com auxilio de dois parafusos, de preferência bioabsorvíveis ou através de endobuttons como na figura abaixo.

Quando presente, as lesões meniscais ou de cartilagens são tratadas concomitantemente no mesmo procedimento cirúrgico.

Reconstrução do LCA

Assista detalhes sobre o procedimento no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Xsq0sQp6DwU

Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior em Curitiba

A Ortop Curitiba possui especialistas em Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior. Entre em contato conosco para agendamento de consultas e exames.