Cirurgia do Tornozelo em Curitiba

O tornozelo é uma articulação complexa e muito importante, ao mesmo tempo que precisa de estabilidade e firmeza também deve ter uma flexibilidade para desempenhar corretamente seu papel. É formado por três ossos: tíbia, fíbula e talus, e sua estabilidade é adquirida através dos ligamentos e tendões fundamentais em sua estrutura fisiológica.

Funções do Tornozelo

Uma das principais funções do tornozelo é receber a carga do corpo e transmiti-la para os pés, que por sua vez equilibram o corpo ao solo e distribuem o peso de forma estável.

Essa característica de receber a carga do corpo expõe o tornozelo a alguns estresses, como lesões, dores e incômodos. A pratica de exportes seja profissional ou amadora, aumentam significativamente as chances de lesões no tornozelo, notamos um aumento considerável de casos devido a traumas esportivos em decorrência de atividades físicas.

O tornozelo possui 4 articulações importantes que desempenham papel fundamental na função biomecânica, são elas: articulação tíbio-tarsica, subtalar e as articulações do tarso.

 Articulação talocrural – formada pela extremidade inferior da tíbia e fíbula com o dorso do tálus.

Articulação subtalar – entre o tálus e o calcâneo.

Articulação tibiofibular – formada pela extremidade inferior da tíbia e da fíbula

Articulação tíbio-társica – é o tornozelo propriamente dito. O encaixe tíbio-fibular se acopla de maneira exata com o talus,permitindo o movimento de flexo-extensão neste nível.

Mobilidade

Entre os movimentos que as articulações do tornozelo podem realizar estão:

  • Flexão/extensão
  • Abdução/adução
  • Inversão/eversão
  • Pronação/supinação

Cirurgia do Tornozelo em Curitiba

A Ortop Curitiba possui especialistas em Cirurgia do Tornozelo e traumas esportivos. Entre em contato conosco para agendamento de consultas e exames.

Tags: Fraturas mais comuns nos tornozelo, Cirurgia no tornozelo em Curitiba, clínica ortopédica em Curitiba