Notícias

Pata de ganso?????

Exatamente, um pouco abaixo da articulação do joelho, na região medial, existem um conjunto de tendões que se inserem na tíbia, formando uma estrutura que lembra uma membrana natatória de um ganso, ficando conhecida por este nome. Os tendões que formam esta estrutura são os tendões flexores do joelho, que tem por função principal fletir (ou dobrar) nosso joelho, podendo sofrer um processo de inflamação – a Tendinite da Pata de Ganso.

pataganso1Quais os sintomas?

Esta É uma patologia de diagnóstico clínico, fazendo com que os exames de imagem sejam pouco eficazes. Os sintomas típicos são  dor na região interna do joelho com desconforto à palpação do local normalmente a dor aumenta ao subir e descer escadas, ou se apresenta com dificuldade de levantar de uma cadeira. Pode ser pior a noite.

Em alguns casos, é necessário a utilização de exames de imagem (por exemplo, a  ressonância magnética) para diferenciar de outras patologias, tais como lesão do menisco e lesão do ligamento colateral.

pataganso3

Quando isto ocorre?

É mais frequente em mulheres com sobrepeso e com artrose do joelho. Porém, observa-se que no grupo de corredores de longa distância isto também ocorre, principalmente quando se está iniciando os treinos desta modalidade.

Outros fatores são associados a este problema:

– Trauma

– Contratura da musculatura posterior da coxa

– Lesão do menisco

– Pés planos

– Joelho em valgo

– Diabetes

Como tratar?

Sempre vamos procurar o fator que pode ter iniciado o processo, e este será o foco do tratamento; porém, inicialmente tratamos os sintomas com medicamentos, gelo local e fisioterapia. A perda de peso também é indicado em casos que  este seja o causador.

No início da reabilitação, devemos evitar os exercícios de impacto, tal como a corrida, porém com o tratamento a ideia é retornar a qualquer exercício.

A ideia principal do tratamento é a melhora do alongamento dos próprios músculos flexores do joelho, além do reforço desta musculatura.

 

pataganso4                                             pataganso5

 

 

pataganso6pataganso7pataganso9   pataganso8

 

Então, vamos voltar aos exercícios? Vamos melhorar nossa qualidade de vida?? Estamos aqui para ajudar a todos a praticar a atividade física mais adequada, respeitando as individualidades.

Dúvidas, sugestões, críticas…… estamos à disposição

 

Dr Bernardo F Luz

Dr Paul A Milcent

 

Deixe uma resposta