fbpx

Rizotomia Percutânea

A rizotomia percutânea é um procedimento considerado minimamente invasivo. Neste procedimento não são feitos cortes, ao invés disso são introduzidas agulhas através de uma punção cuidadosa guiada por radiografia durante todo o procedimento.

É indicado para o tratamento de dor lombar de origem facetária, ou seja, dores que tenham como origem o desgaste das articulações da coluna. As queixas mais frequentes quando se indica esta abordagem de terapia é a dor lombar que pode se irradiar para o glúteo e também para os membros inferiores, geralmente até a altura dos joelhos.

Este procedimento é realizado com anestesia tipo sedação associada a anestesia local. Isto permite que o paciente receba alta no mesmo dia. O procedimento consiste na colocação da ponta da agulha em cima da articulação, o que é feito através de radiografia durante todo o procedimento. Terminado o procedimento o paciente retorna para casa e está apto ao retorno as suas atividades, a sua reabilitação e ao trabalho.

O procedimento pode ser resolutivo e duradouro. Alguns estudos científicos apontam que a rizotomia é segura, em que o risco de complicações é muito baixo. Além disso demonstra beneficios em evitar procedimentos mais invasivos e de ter boa aceitação nos pacientes que realizaram o procedimento. Em algumas pessoas, a dor pode voltar após um período aproximado de 6 meses e nesses casos pode-se repetir o procedimento caso tenha tido uma boa resposta a intervenção ou pensar em outra alternativa de tratamento. A melhor terapia deverá ser discutida em conjunto com seu médico da coluna.

Procure um especialista

Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS)