Notícias

As infiltrações realizadas na coluna são procedimentos que visam o alivio da dor, trazendo como beneficio a melhora da movimentação da coluna e da qualidade da reabilitação planejada (Fisioterapia/Pilates/Academia). Este alívio pode ser temporário ou definitivo. Auxilia na identificação da estrutura dentro da coluna que é a responsável pela dor, atuando como um teste para o diagnóstico e também para o tratamento da dor do paciente. O bom resultado do procedimento poderá evitar a necessidade de cirurgias mais extensas e caso haja retorno da dor poderá ser repetido ou programado procedimentos minimamente invasivos que sigam na mesma linha de tratamento, como é o caso da Rizotomia por radiofrequência.

A reabilitação e a prática de exercícios são beneficiadas após a realização dos bloqueios, pois o alivio das dores, permite que o paciente evolua nos exercícios e de ênfase no fortalecimento das estruturas musculares do abdômen e da coluna lombar. Outro beneficio do procedimento é a possibilidade de reduzir ou até mesmo suspender o uso de medicamentos analgésicos para a dor no médio e longo prazo.

O procedimento é realizado no centro cirúrgico sob efeito de anestesia tipo sedação e com anestésicos locais, em que o paciente é cuidado pela equipe de médicos anestesistas durante todo o procedimento, para melhor conforto e recuperação durante seu internamento. Um intensificador de imagens (aparelho que mostra a imagem da coluna em tempo real) é utilizado durante o procedimento para identificar os pontos específicos para a infiltração dos medicamentos.

O paciente fica deitado de barriga para baixo, de bruços e fica monitorizado por aparelhos. A sedação permite que médico e paciente possam identificar qualquer desconforto durante o procedimento e permite uma recuperação mais rápida. Não há cortes na pele e o procedimento é realizado através de punções, com duração aproximada de 30 minutos. Após adequada recuperação no hospital, o paciente poderá ir para casa no mesmo dia.

No dia seguinte o paciente já poderá realizar grande parte de suas atividades, e caso não apresente desconforto, logo poderá retornar a sua reabilitação, a prática de atividades físicas e ao seu trabalho.

A indicação para este procedimento deverá ser discutida com seu médico e uma avaliação com o especialista na cirurgia da coluna é recomendada.

Procure um especialista

Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934. Ortopedista da Coluna. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS)

Deixe uma resposta