fbpx
Notícias

Vamos entrar um pouco no mundo das fraturas, um acontecimento súbito que preocupa muito, todos entendem um pouco de “quebraduras”, o vizinho, a tia, alguém por perto já teve uma fratura, utilizou um gesso ou mesmo fez uma cirurgia para isto. Pois é, isto é algo que acontece corriqueiramente, sendo um eterno campo de estudos da ortopedia. Neste post vamos tentar esclarecer um pouco sobre fraturas deste osso de nosso joelho, um osso sesamóide, que tem uma função primordial para o funcionamento adequado desta nobre articulação.

 A patela!

fratura patela

Esta estrutura óssea é responsável pelo aumento de força e agilidade nos movimentos de flexo – extensão do joelho, funcionando como uma polia. Uma estrutura com pouca proteção, existindo apenas a pele e um pouco de gordura por cima, sendo muito susceptível a trauma, consequentemente a fraturas, principalmente em quedas e acidentes automobilísticos.

A fratura da patela pode ocorrer por trauma direto, sendo o mais comum nos atendimentos, porém pode ocorrer indiretamente, por um movimento que cause a contração excessiva da musculatura da coxa.

fratura patela

Quais os sintomas? Como é feito o diagnóstico?

A pessoa com a fratura apresenta dor intensa na região anterior do joelho, muitas vezes apresentando hematoma local, sendo comum o paciente não conseguir estender o joelho e muito menos andar.

Após o atendimento inicial, a radiografia é o melhor exame a ser realizado. Com este conseguimos fechar o diagnóstico e na grande maioria das vezes definir o tratamento, porém em alguns casos utilizamos a Tomografia para compreender melhor a fratura.

fratura patela

Quebrou??!!! E agora??

fratura patela

Como sempre uma fratura pode ser tratada com e sem cirurgia. Isto é decidido por critérios técnicos, tais como o tipo de fratura e o quão deslocada esta se encontra. Então descreverei como são os dois tipos de tratamentos mais utilizados.

1) Tratamento conservador (sem cirurgia): utilizado nas fraturas sem desvio ou minimamente desviadas.

– Utilizamos um imobilizador em extensão por 4 a 6 semanas

– Libero a carga (pisar) conforme dor. Isto significa que se o paciente tiver pouca dor ao caminhar, isto está liberado. Porém a caminhada deve ser feita com o imobilizador.

– Iniciamos exercícios de contração isométrica da coxa para manter a musculatura ativa.

– Mantemos um acompanhamento com consultas e radiografias seriadas.

Após a consolidação óssea, inicia-se o ganho de mobilidade do joelho, seguida de ganho e controle da força muscular. Tudo isto com ajuda da fisioterapia.

Se bem indicada a chance de sucesso deste tratamento gira em torno de 95%.

fratura patela

2) Tratamento cirúrgico

A grande maioria das fraturas de patela necessitam de cirurgia para a boa evolução, isto porque devido a grande força de tração que existe da musculatura sobre este osso, após fraturar-se esta tende a se separar, ou seja perde sua função de polia, por isso existe a necessidade de restabelecer sua anatomia com um procedimento cirúrgico.

fratura patela

A técnica mais utilizada para isto se chama banda de tensão. Com esta técnica normalmente fazemos uma reabilitação mais rápida:

– Mantemos um imobilizador para que o paciente caminhe com mais segurança nas primeiras 4 semanas

– Iniciamos a movimentação do joelho desde os primeiros dias

– Incentivamos os exercícios de contração da musculatura da coxa

– Iniciamos fisioterapia após a quarta semana

Normalmente o paciente consegue caminhar sem muletas após 45 a 60 dias, com boa expectativa para a grande maioria dos casos.

Em alguns casos, nos quais a fratura é mais complexa pode ser necessário a retirada de parte ou de totalidade da patela, o que pode deixar o tratamento mais complicado.

Pode haver complicações?

Como toda fratura, sempre existem as possíveis complicações. Em qualquer tratamento pode ocorrer a não consolidação da fratura, complicação associada a alguns fatores de risco tal como tabagismo ou a idade mais avançada. Pode ocorrer também uma nova fratura no mesmo local, com um trauma muito menor, isto acontece normalmente nos primeiros 3 meses de tratamento.

Após o procedimento cirúrgico, utilizando banda de tensão, boa parte dos pacientes incomodam-se com o material metálico colocado na patela. Isto pode levar a uma nova cirurgia para a retirada deste material. Porém isto é uma escolha do paciente.

A longo prazo, uma fratura mais complicada pode evoluir com artrose (desgaste) na articulação da patela, isto é uma consequência relativamente comum a todas as fraturas articulares. Isto deve ser tratado individualmente.

Mas na balança final, uma fratura de patela, bem conduzida, leva a resultados muitos satisfatórios ao paciente e ao médico. Por isso sempre procure um especialista na área e para isto que estamos sempre a disposição.

fratura patela

Dr Bernardo F Luz

Traumatologista Esportivo

85 Comentários

  • Carla

    Olá. Muito boa a reportagem sobre fratura patelar.
    Eu fraturei a minha há 3 semanas, há 2 fiz a cirurgia, sendo que foi colocado banda de tensão e cerclagem…
    Iniciei ontem recém a fisioterapia, mas me.preocupo bastante com a amplitude de movimento. Consigo dobrar bem pouco, e dói bastante a cada tentativa… Não dobrei mais cedo por orientação do médico, mas agora tenho receio em perder a amplitude… Isso acontece não??
    Agradeço qualquer outra informação… Obrigada!

    • Bernardo

      Ola, obrigado pelo contato. Em alguns casos é necessário a imobilização inicial, sendo um pouco mais dificil o ganho de mobilidade após isto, porém é possivel alcançar uma boa mobilidade. Mantenha o tratamento.

    • Lidiane

      Oi Carla! Li que quebrou a patela em Abril de 2018…quebrei a minha em novembro de 2018 e agora estou prestes à fazer uma nova cirurgia para retirada dos pinos e da cerclagem. Tenho dor. Não consigo ganhar muito movimento e o médico disse que preciso fazer novamente a cirurgia.
      Confesso que estou com muito medo. Gostaria de saber como vc está? Voltou a ter vida normal? O movimento voltou 100%?

      • tiago de souza silva

        Ola lidiane ,to na mesma cituacao que vc rompi o tendao patelar em 06/17, so conseguir fazer acirurgia pelo (sus) 03/19 que nao deu certo , fiz a 2° cirurgia 12/19 o parafuso soltou e outra acordei com os dois joelhos cortados pois o medico tirou exerto do q tava bom, resumo o parafuso soltou tive que fazer a 3° nas pressas 07/2020 (pandemia) e ainda tenque tirar os parafusos !!!

  • Gostei muito desse site. Parabéns pelo trabalho 🙂

  • Alecia Amorim da Silva

    Olá. Com fratura patelar e imobilizado, posso caminhar sem auxílio de moletas? Obrigada

  • Claudia Calmon do Nascimento Sales

    Fiz uma cirurgia por fratura da patela fiquei um mês e meio sem pisar no chão e hoje passado três meses já estou andando sem auxílio de muletas.Nao e fácil e um processo lento mas importante para reabilitação. Continuo na fisioterapia e melhor sem dores e inchaço no joelho.

  • franknerycastro dos santos

    Eu perdi metade da minha patela ja se vão cinco meses To fazendo fisioterapia não dobro a perna e uma dor insuportável quando tenta força la a dobrar e um certo momento ela topa em algo e trava e mais dolorido ainda quando eu ando as vezes a perna quer dobrar e perco o equilíbrio e se ando alguns minutos meu pé incha e fica muito dolorido

  • Bom diaa fiz uma cirurgia em 2017 patelar
    Hj marquei para retirada dos pinos que estavam incomodando

    Essa nova cirurgia é mais complicada quanto tempo para recuperar
    Obg

  • Richardy Pereira

    Quebrei minha patela esquerda e consultei esse site gostei muito das formalidades prescritas anunciadas assim tirei todas as minhas dúvidas.

  • Romulo Cesar

    fraturei a patela recentemente.
    mesmo após a fisioterapia, ficarei com ceguelas ?

  • Eliana

    Quebrei a patela e fiz a cirurgia, o médico imobilizou e pediu para não pisar, manter a perna sempre reta.Quanto demais demora a recuperação. ?Devidos a movimentos na cama,as vezes sinto dor,isso é normal?Estou preocupada.

  • Acassio chrystianno bezerra nascimento

    Meu osso da patela quebrou em três lugares. Tive que fazer à cirurgia. Olha já faço um movimento pouco flexionando o joelho pra frente e pra traz. Colocaram ferro.

  • Boa noite tive fratura de patela aos 3 mês já consigo andar um pouco normal meu joelho dobra 90 graus no momento ainda continuo com parafuso e uma linha de aço mobilizando a patela . quanto tempo demora a minha reabilitação ao meu trabalho

  • Tatiana Aparecida

    É uma cirurgia complicada de fazer li da mais detalhe

  • charles

    tive uma torção na rotula do joelho direito a mais de 25 anos, por sempre sair do lugar quando pisava em falso,passei a usar um tensor so q agora a roitula ta totalmente solta, com um grau de desvio grande e ja bate as veses osso c osso,sinto dor e dotmensas nos ossos,
    para aliviar faço fisioterapia,mais so serve como um paliativo so.
    nesse caso o procedimento cirurgico ainda resolve,ou tem risco de torcer de novo….

    • Bernardo

      Olá Charles. A instabilidade de patela é algo comum e frequentemente é necessário um procedimento cirurgico para resolver. Porém nos casos crônicos, o tratamento precisa ser individualizado, sendo que a estabilização cirúrgica já não deve ser muito eficaz.

  • João Amorim

    Quebrei minha patela em 15 de agosto último, e no dia seguinte já estava na mesa de cirurgia. Muito dolorosa essa fratura, proveniente de uma queda. Sua 26 próximo será a primeira avaliação do cirurgião.

  • Eliana

    Em um cirurgia de patela é necessário retirar os fios colocados?

  • Andiele brasilense

    Quebrei A patela dia 19 agosto n fiz cirurgia estou c o imobilizado mais minha perna está bem inchada e normal eu estou andando com o imobilizador

  • Ronaldo

    Muito bom o site, agradecemos por esse trabalho.

  • Diego Souza

    Boa noite doutor, esse site me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. Fico grato a vc e desejo tudo de bom a todos que comentou aqui., pois todos nós passamos por esse trauma, o meu foi recentemente agora dia 7/12/2019,
    Ainda estou em fase de recuperação tem 2 dias de operação, estou lutando contra as dores que é normal do pós cirúrgico, mas Deus é fiel e ele sabe o que faz. Uma ótima noite a todos.

  • Tiago Rogério Gonçalves

    Bom dia
    Otimas dicas ,parabéns pelo trabalho…
    Pesquisando encontrei ótimas referências.
    Estou com bastante dor na região patelar,passo o dedo e noto uma cavidade já marquei com um especialista em joelho,mas lendo os comentários confesso que fiquei um pouco preocupado.
    Depois dos exames médicos ,voltarei aqui pra dar boas ou más noticias

  • Fernanda

    Olá! Hoje 14/12 está fazendo nove dias que levei uma queda em casa e fraturei a Patela. Graças a Deus não precisou fazer cirurgia, só uma imobilização com tala de gesso. Porém fiquei com alergia e acabei tirando o gesso e colocando um imobilizador, tipo esse q aparece na foto no início da matéria. Acarreta algum problema ter tirado o geso e colocado a tala móvel?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá,

      O uso de imobilizadores tipo brace é comum nas fraturas de patela que não necessitam de cirurgia. Seguindo adequadamente as orientações de seu médico, a substituição não deve lhe trazer problemas

  • Junior soares

    Faz 7 mês que fraturei a patela até hoje não consigo dobrar minha perna toda e nem fazer força para levantar ela muito ruim, quem poder me dar uma direção do que posso fazer agradeço dês de já ..

    • Paul André Alain Milcent

      Olá,

      Nesta situação, é importante uma avaliação com seu ortopedista para garantir que a consolidação óssea ocorreu de forma adequada. Além disso, muitas vezes é importante intensificar o trabalho de reabilitação, com fisioterapia e fortalecimento, para ter maior recuperação funcional.

  • Evson

    Boa noite!
    Minha mãe acabou de quebra a patela, o médico disse que tem operar, mas estou preocupado porque minha mãe já tem 65 anos e é diabética.
    Há dois anos ela quebrou o braço e passou 16 dias no hospital e o médico não quis fazer a cirurgia devido a idade dela.

  • Marcelo

    Boa noite tenho 3 meses de cirurgia, consigo andar normalmente, dobro a perna normalmente, só que na hora de esticar totalmente tenho dor nos tendões patelar .. e tô fazendo fortalecimento na academia.. quando faço força pra perna subir doe ..e normal isso ? Com esse tempo de cirurgia ?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá,

      Dor residual na região anterior (“frente”) do joelho é um sintoma comum após fraturas da patela. Esta dor é compatível com o seu tempo de cirurgia, e deve melhorar com o maior fortalecimento da musculatura anterior da coxa (quádriceps femoral).

  • Nane Pereira

    Olá!
    Procurando informações sobre o tema, encontrei esse espaço muito bacana, Que além dos esclarecimentos do Dr , ainda é possível trocar experiências com pacientes com o mesmo problema. Eu fraturei a minha patela há 22 dias, e conforme radiografia, foi me indicada tala gessada, pois não houve deslocamento e graças não precisou de cirurgia, hoje aconteceu o retorno e ainda não há o tal do calo ósseo, mas na avalição do raio x, a recuperação é boa, e foi indicado mais 4 semanas com o uso de brace extensor na perna toda, sem dobrar o joelho. Tenho alguns espasmos musculares e a sensação que o joelho estica, como quando temos um ferimento e o corte está fechando. Conf atendimento, processo normal. Mas o médico não falou em exercício ou fisioterapia ainda. Abraços

  • Nanci

    Fiz uma cirurgia de patela há 6 meses e agora descobri que não consolidou vou fazer navamente outra cirurgia e colocar pinos estou com muito medo

  • Nanci

    Porque da primeira cirurgia eu sofri muito ,foi acidente de moto

  • Iuri sena

    Boa noite !
    Tive uma fratura de patela no dia 15 de janeiro, 2020.
    Fiz uma cirurgia, acredito que utilizaram a técnica de banda de tensão ( acho que é o nome ), fui para o retorno no dia 31 do mesmo mês e tive a notícia que terei que refazer a cirurgia por que teve uma redução. Isso é normal de acontecer?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá,

      A perda da redução é, infelizmente, uma complicação possível em qualquer tratamento cirúrgico de fraturas, apesar de infrequente. Nesta situação, habitualmente é necessário um novo procedimento cirúrgico.

  • Suelly

    Boa noite,

    Após 1ano, retirei os fios k da patela, gostaria de saber se é necessário fazer fisioterapia novamente e se consiguirei recuperar os movimentos de dobrar e esticar a perna normalmente?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá,

      A fisioterapia é importante para recuperação do movimento e força muscular. Caso ainda exista limitação após a retirada dos fios, retomar a fisioterapia pode lhe ajudar a melhorar a função do joelho. A recuperação completa, porém, vai depender de diversos outros fatores, como o padrão de fratura e eventuais lesões associadas.

  • Liliane

    Meu marido no dia 02 de Janeiro caiu da escada em casa e rompeu o tendão patelar dos dois joelhos, ficou imobilizado com gesso do dia 09 e retirou o gesso da segunda perna semana passada e está usando amoletas. O médico passou fisioterapia ,porém um dos joelhos ele ta sentindo muita dor ao movimentar é normal ? E a possibilidade dele tomar os movimentos total é de quanto tempo?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. Dores apos a lesão são comuns, e devem melhorar com a reabilitação. O tempo de recuperação é muito variável dependendo do tipo de rotura, cirurgia e cuidados pós-operatórios. Normalmente 3 meses são suficientes para ter bom movimento e padrão de caminhada.

  • Liliane

    Ele ja passou por cirurgia dia 05 de Janeiro.

  • Ola tive fratura de patela na no dia 02/03 fiz cirurgia no dia 06/03 o ortopedista passou visita ,me disse que não teve como reconstruir minha patela ,e que teve que retirá-la ,estou muito preocupada ,estou em casa com a perna mobilizada sem por o pé no chão por 30 dias , será que vou conseguir me recuperar totalmente vou conseguir deambular normalmente ,como é isso de ficar sem a patela

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. A retirada da patela é necessária em alguns casos de fraturas graves. Com uma reabilitação adequada seu joelho pode voltar a ter boa função. Foco e persistência.

  • André

    Fiz uma ciruegia de patela bipartida, onde foi retirado todo o fragmento bipartido do lado direito superior da petela. Alguém tem experiencia com essa reabilitação?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. Importante receber orientação especializada com um fisioterapeuta qualificado . Muitos profissionais estão realizando esta orientação de forma remota, decorrente da pandemia em vigência

  • Fred Soares

    Olá, antes de tudo, parabéns pelo trabalho.

    Tive uma fratura de patela no ultimo dia 23 de fevereiro. Os médicos optaram pela cirurgia e fizeram uma PATELECTOMIA PARCIAL DIREITA E RÁFIA DE LIGAMENTO PATELAR.

    Na última segunda, tirei os pontos do joelho. Recebi ordem do médico para passar a, parado, apoiar o pé no chão – com o auxílio das muletas. Além disso, ele recomendou que eu comece a tentar dobrar o joelho – até no máximo 20 graus. A próxima consulta está marcada para 6 de abril.

    Segui as indicações desde a própria segunda feira. Mas na terça, quando me levantei, e passei a me locomover (sem encostar o pé no chão), a cada impacto da perna boa no chão, era como eu sentisse o joelho ruim solto, balançando. Aquilo me deu uma sensação de inseguranças. Não havia dor além das que existiam. Mas como essa sensação surgiu depois de começar a dobrar a perna, fiquei com medo de que pudesse ter algum tipo de relação.

    Meu maior temor é, neste pós, fazer algo errado que cause algum problema no resultado da cirurgia.

    Queria só saber se essa sensação é normal e acaba com o tempo.

    Obrigado pela ajuda.

    Grande abraço.

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. Como não teve novo trauma nem sente dores que causem preocupação, provavelmente insegurança venha da fraqueza muscular e tempo de imobilização. Acredito que ira sentir melhora progressiva no decorrer da reabilitação. Se tiver algum sintoma mais agudo, não deixe de procurar seu médico.

  • alejandro augusto tamai pineda

    boa tarde.fui atropelado no dia 06-03,tive fratura do joelho,deslocamento de bacia e no mesmo dia fiz cirurgia com a colocaçao de parafusos externos por 12 dias.no 12º dia do acidente fiz nova cirurgia para retirar as hastes externas e colocação de placas com parafuso na parte interna do joelho e no dia seguinte tive alta,mas apos voltar para casaI(4 dias apos a cirurgia) tenho apresentado:1-)impossibilidade total de dobrar o joelho.é normal?2-)por conta da dor insuportavel ao menor movimento,estou usando uma tala ortopedica permanentemente.é prejudicial ou pode ocasionar atrofia do membro?poderiam respoderr estas dúvidas?grato

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. Uma dor insuportável, como você descreveu, nunca é normal. Manter a articulação imobilizada constantemente pode trazer rigidez. Sugiro buscar reavaliação no serviço onde realizou a cirurgia.

  • Teresa

    Olá.Dr. cai a 28 dias e tive uma fratura de patela na perna direita em 2 lugares sem desvio, no dia com dor intensa sem poder andar fui para o PS e fiz RX e já fui imobilizada com gesso e Tala do tornozelo até virilha, sem colocar o pé no chão por 4 dias com remédios para dor dipirona e Tramal. Com 4 dias voltei em consulta com Ortopedista fiz novo RX e ele me disse que tive muita sorte não teve desvio, e ficaria imobilizada por 2 meses me receitou uma Órtese do tornozelo até virilha, e já podia colocar o pé chão pouco e repouso com a perna esticada, banho com perna esticada, essa semana voltei fiz novos RX ( até tive dores em cima e por baixo do joelho, não sei se foi o esforço pelas posições do RX), já consolidou a Patela mais ainda não descartou a ideia de cirurgia, pois a Patela pode virar, fiquei indecisa pois ele falou pouco, e não sei se a conduta dele está certo, e a na parte de baixo do joelho onde temos as articulações tem um espaço que ele disse que é assim mesmo, e vai melhorando e se o joelho endurecer voltar ao hospital. ( Nervosa e sem paciência). Obrigada Dr.

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. O tratamento conservador (imobilização, restrição de apoio, etc) é frequentemente indicado em fraturas sem desvio. Não sei o que seu medico quis dizer com “a patela pode virar”. Quando restam dúvidas sobre a patologia ou tratamento, o ideal é questionar o próprio médico que está lhe acompanhando. Caso necessário, sugiro buscar uma segunda opinião (não esqueça de levar seus exames anteriores).

  • Rodrigo

    Tive uma rachadura na patela è possível a recuperação sem cir urgia?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá. Fraturas incompletas ou sem desvio frequentemente podem ser tratadas somente com imobilização, sem cirurgia. A avaliação com exame físico e radiografia vai determinar a melhor opção no seu caso.

  • gilson

    Fez 4 meses que operei a patela, foi colocado um pino e fios, a patela partiu no meio, o pino esta incomodado arranhando na pele por dentro, ja pode remover, segundo o ortopedista com 3 meses de cirurgia ja estava consolidado.

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Gilson. A retirada do material deve aguardar a maturação da consolidação óssea – normalmente isto ocorre por volta dos 06 meses de cirurgia. Por outro lado, materiais que não esteja trazendo sintomas podem ser mantidos indefinidamente

  • Adriana De Lima Corrêa

    Bom dia
    Tudo bem ?

    Quebrei a minha patela no dia 26.04.20.
    No dia 27.04.20 fiz a cirurgia com pino .

    Depois de uma semana, voltei ao médico pra fazer um raio x e fazer curativo, ainda não tirei os pontos …A minha dúvida é ,com quanto tempo posso colocar o pé no chão e também tirar a tala que se encontrar em minha perna ?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Adriana. O protocolo de reabilitação adotado varia de acordo com o padrão da fratura, tipo de cirurgia e opção do médico cirurgião. Não temos como prever o tempo que seu médico irá determinar – importante conversar com ele e tirar todas as dúvidas durante a consulta!

  • Olá ,fraturei a patela tem 17 dias , foi uma Fratura simples e não necessitou do procedimento cirúrgico .Estou com o imobilizador e de repouso já não sinto dor , quanto tempo aproximadamente volto a andar?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Roberta. Habitualmente o tempo de imobilização é de 06 semanas, com retorno progressivo as atividades a partir daí. Os prazos variam de acordo com o paciente e padrão da fratura, mas é possível que transcorrido este período você já seja capaz de caminhar sem necessidade de muletas.

  • Patrícia Ferreira

    Olá! Eu quebrei a patela a três meses, não houve desvio e pouco afastamento. Usei somente o mobilizador de joelho , fiquei um mês sem acompanhamento do ortopedista ( devido a pandemia do coronavírus), agora retornei e fui indicada a fazer fisioterapia. Fiz o raio x e ainda não consolidou-se. Tem algum problema fazer a fisioterapia sem a consolidação da patela ?
    Obrigada!!!!

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Patrícia. Eventualmente a imagem da radiografia pode ainda mostrar um traço de fratura, porém já existe consolidação adequada. A avaliação ortopédica define esta situação e indica como proceder. Com 3 meses de fratura é esperado que o osso já esteja consolidado, e a fisioterapia está bem indicada nesta fase.

  • Elizabeth Oliveira

    Bom dia amei estar aqui interagindo com vocês os comentários e as orientações nos ajudam bastante eu tive uma queda dentro de casa e teve o rompimento da patela com rótula tendão Não entendi muito bem pois não tive orientação por causa da pandemia eu tive até sorte de ser operada mandar eu retornar dia primeiro de junho estou com 15 pontos no joelho não consigo dobrar não tive nenhum tipo de orientação pós-operatório me internei dia 21 de Abril operei dia 5 de maio e me deram alta dia 7 de Maio pois não tem como ficar no hospital por causa da pandemia não sei como proceder hoje não tive nenhum tipo de orientação pós-operatório mesmo estou em um sofá Não sei se é para imobilizar a perna não sei se posso começar a tentar dobrar não sei nada meu retorno está marcado para dia primeiro.de Junho estou totalmente perdida não estou sentindo dores graças a Deus mas essa sensação que não sabia se estou fazendo a coisa certa e não ter ninguém para me orientar me dá medo tento levantar um pouco joelho ele dobra um pouquinho e não dói sei que coloquei pino parafuso fio Porque escutei os médicos comentando mas ninguém me falou nada me operaram no dia 5 e no dia 6 aparecer um médico lá com os papéis da alta à noite dizendo que eu tinha que ir para casa por causa do coronavírus eu estava em hospital público estou com um pouco de medo de fazer alguma coisa errada mas no tudo estou bem sem dor mas sem me movimentar para nada só com a perna esticada no sofá me dê uma orientação por favor Desde já agradeço.

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Elizabeth. Como não sabemos ao certo qual foi a sua lesão e qual a cirurgia realizada, não é possível orientá-la adequadamente sobre como proceder. Sugiro entrar em contato com o hospital onde foi realizada a sua cirurgia, para poder se comunicar com a equipe que realizou o procedimento e receber as orientações adequadas. Os cuidados pós-operatórios são muito importantes e devem ser claramente explicados para o paciente.

  • Margarida Afonso

    Estou muito feliz com as orientações desse site.
    Dia 4 de julho fraturei a patela sendo internada; o médico me orientou a fazer uma cirurgia que ocorreu no dia 10 de julho.
    Tive uma fratura transversal e eles colocaram dois ferros e na patela e eles amarraram com outro ferrinho em forma de oito.
    No dia 11 recebi Alta e até agora estou sem nenhuma orientação a única coisa que me foi falada é que não deveria colocar carga (peso) na perna durante 15 dias e só marcaram um retorno para dia 14 de agosto. Graças a Deus estou dobrando o joelho 90 graus já consigo colocar meu pé no chão mas eu gostaria de mais orientações.

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Margarida, gratos em poder auxiliar. Pela sua descrição, a técnica utilizada foi a Banda de Tensão, excelente método para fixação de fraturas transversas da patela. Este método permite a mobilização precoce do joelho – inclusive, o movimento é essencial para a consolidação da fratura. Realmente, no início orientamos a proteção de carga com muletas, e vamos aumentando progressivamente a descarga de peso no membro. Habitualmente orientamos retornos mais precoces (entre 1 e 3 semanas), para acompanhar a evolução e a cicatrização da ferida. Os materiais metálicos utilizados podem incomodar ao longo do tempo, então frequentemente é necessária uma nova cirurgia para retirada após a fratura consolidar.

  • Ana Paula

    Olá, minha mãe teve uma queda e quebrou a patela em 3 partes, fez cirurgia, colocou 2 parafusos, na recuperação tomamos os devidos cuidados, sem que ela mechece a perna, no dia do retorno com o médico após 1mês de cirurgia, ela teve q fazer um raio x, e quando viraram ela, flexionaram um pouco o joelho dela de lado, ela sentiu dor, até então não estava sentindo dor nenhuma, mas depois de ter feito o raio x ela começou a sentir dor, quando retornamos no médico para ele ver o local da cirurgia e o raio x ele disse q ela vai precisar refazer a cirurgia porq soltou uma das partes da patela(parte de baixo), aí ele disse que ela fez algum movimento que causou a soltura e que os ossos dela são frágeis. Mas ela está com dor depois que fez o raio x, fico preocupada dela não poder andar mais, pois cuidamos tanto em casa. Ela tem 69 anos.

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Ana. A perda de redução (desalinhamento dos fragmentos ósseos após a cirurgia) é uma complicação possível nas fraturas de patela. Algumas vezes identificamos um movimento ou esforço que ocasiona este desalinhamento, mas algumas vezes isto ocorre mesmo tomando todos os cuidados. Possivelmente a dor que ela está sentindo seja justamente por isso.O objetivo da nova cirurgia que foi indicada é ajustar o encaixe dos fragmentos ósseos, para melhorar a dor e a função do joelho.

  • Rudi

    Olá
    Tive uma fratura na patela graças a Deus não precisei de cirurgia. Queria saber com quanto tempo tiro o imobilizador e se tenho q fazer algum tipo de fisioterapia ?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Rudi. O tempo médio de consolidação da fratura é de 45 dias, mas isto pode variar de caso para caso. Normalmente a fisioterapia é necessária para recuperar o movimento do joelho, melhorar o padrão da caminhada e retomar a força muscular.

  • Sou a Fernanda Almeida, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  • Gente isso funciona mesmo 🙂

  • Matheus lopes

    Boa tarde!
    Hoje fazem três semanas que fraturei a patela, porém fazem duas semanas que imobilizou, pois demorei uma semana para procurar o médico.. porém tenho notado que meu joelho, ao invés de melhor ta piorando, ta inchando mais, ta ficando mais dolorido.. nao consigo mais andar nem movimentar a perna e sinto mais dores na junta, isso e normal?

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Matheus. Sentir dores nas primeiras semanas apos uma fratura é comum, porem esperamos que os sintomas melhorem progressivamente. Se existe piora do quadro (dor, inchaço, febre) especialmente de forma abrupta, é importante passar por uma reavaliação medica.

  • tiago de souza silva

    Ola , me chama tiago eu durante uma partida de futebol em 06/17 rompi a tendao patelar do joelho esquerdo,procurei o (sus) depois de quase 2 anos correndo atras conseguir fazer a 1° cirurgia 03/19 nao deu certo o medico falou q ficou fino pela demora de ter feito ,entao 3 meses depois rompeu de novo voltei no medico pra passar pela mesma luta e conseguir fazer uma 2° cirurgia de reparo,entao 12/19 eu deitei na maca de novo acordei tomei um susto estava com os dois joelhos cortados e cheios de pontos (panico),depois o medico me disse q teve q tirar um exerto do joelho q tava bom (pense ),se tava pouco com 14 dias da 2° cirurgia o parafuso soltou ( meu Deus) o medico me falou q o musculo de cima da coxa puxou forcando o parafuso ate soltar , e que agora botaria um fio pra segurar novamente correr atraz de pre -operatorio entao agora 07/2020, AS PRECAS NA PANDEMIA fiz a 3°cirurgia e to com medo do resultado,to precisando de ajuda por favor alguem !!!

    • Paul André Alain Milcent

      Olá Tiago. Uma pena que tenha passado por tantas complicações e dificuldades. Esperamos que esta terceira cirurgia traga bons resultados e tenha rápida recuperação.

  • Thiago Belmonte De Oliveira

    Fraturei minha patela faz 3 meses e dobro a perna só 60 grau eu forço tipo aguentando a dor mas não evoluiu tou preocupado

Deixe uma resposta