fbpx
Notícias

A má postura e aumento de carga e estresse podem desencadear vários problemas na coluna, em especial da coluna cervical, que absorve muito das nossas tensões do dia-a-dia. E é no sono que deveríamos repor nossas energias e acordarmos renovados para encarar as batalhas do próximo dia que se seguirá. Porém durante este período acabamos perdendo o controle consciente da musculatura que sustenta a cabeça e nossa coluna cervical. Uma postura correta durante o sono previne muitas das dores que podem ocorrer no dia seguinte.

Como fazer? O ideal é alinhar a coluna cervical com o restante do tronco e a escolha do travesseiro depende da posição que você dorme.

O travesseiro ideal deve adaptar-se ao corpo e evitar a posição que deixa o pescoço em flexão, ou seja, não se deve utilizar travesseiros muito altos.

Posição correta de dormir : para quem dorme de lado

postura-dormir-de-lado

Para quem dorme de lado que é na verdade a posição mais recomendada para o bom alinhamento da coluna: Não importa qual lado se direito ou esquerdo.

O importante é usar um travesseiro para apoiar a cabeça em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço.

Nesta posição indica-se também que os joelhos fiquem semi-flexionados, com um travesseiro entre eles, assim músculos e nervos da coluna ficam relaxados.

Para quem dorme de barriga para cima

Nesse caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para evitar a hiperflexão do pescoço, e outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semi-flexionados, e assim, descansem e relaxem a musculatura

Para quem dorme de bruços

Esta não é a posição mais indicada para uma boa noite de sono, mas recomenda-se utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

Como escolher o travesseiro

A melhor maneira de escolher o travesseiro é experimentando mesmo, pois existem várias modalidades e texturas desde os mais macios aos mais firmes e não há um modelo geral, mas sim um individualizado para cada pessoa. Prefira os travesseiros capazes de regular a altura ou que se adaptem ao peso da sua cabeça e, mais uma vez, evite a posição que mantenha seu pescoço fletido.

Procure um especialista

Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).

Deixe uma resposta