fbpx
Notícias

A dor do nervo ciático se caracteriza por irradiar da coluna lombar para a região posterior de glúteos e coxa, se prolongando para posterior ou lateral da perna e podendo chegar até o tornozelo ou o pé. Algumas posições ou atitudes acabam piorando a dor como o ato de Sentar, Tossir ou Espirrar. O Alívio geralmente é adquirido com o repouso e em especial com uma posição em que em que vira-se de lado e encolhe-se o quadril e as pernas.Geralmente seu início é abrupto e pode ter relação com um trauma na região ou algum movimento realizado de forma inadequada como a torsão da lombar.

Causas para surgimento da dor lombar

Uma das causas principais para o surgimento desta dor é a presença de uma hérnia discal ou uma compressão na coluna lombar. Por esta razão, quando os primeiros sintomas surgem é muito importante consultar um médico especialista da coluna, para que sejam realizados testes no consultório e exames para avaliar o que está comprimindo o nervo ciático.

A dor do ciático pode vir acompanhada de diminuição de força e alteração de sensibilidade nos membros inferiores.

Tratamento da dor ciática

Na grande maioria indica-se o tratamento conservador, que é o tratamento sem cirurgia, utilizando-se de medicação para combater a dor e a inflamação gerada na região lombar e no nervo ciático. Associada a medidas gerais de alivio como repouso e analgésicos pode-se acrescentar, após melhora inicial, a reabilitação com Fisioterapia e exercícios que ajudem a fortalecer a região lombar.

Quando estas medidas falham indica-se a cirurgia. Várias cirurgias e técnicas existem, sendo a cirurgia por vídeo-endoscopia realizada com técnica minimamente invasiva. Esta cirurgia por vídeo permite o alivio dos sintomas de dor do nervo ciático com uma rápida recuperação e um retorno acelerado as suas atividades.

Recuperação

Após o recuperação da crise , seja ela através do método cou ou sem cirurgia, deve ser orientada uma atividade de manutenção da boa saúde da coluna.Medidas que melhoram a sua qualidade de vida devem ser encorajados como parar de Fumar e manter o peso adequado. Estas medidas melhoram o resultado do seu tratamento e ajudam a prevenir novas crises de dor.

Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).

 

Deixe uma resposta