fbpx

Cuidados antes da cirurgia na coluna

Já tentou todos os tratamentos convencionais, como fisioterapia e medicamentos, e ainda continua com dor? A cirurgia parece ser uma alternativa. Essa decisão deve ser compartilhada com sua família, para que todos possam auxiliar nos cuidados de antes e até mesmo após o seu procedimento.

Ao se preparar para a operação, fique tranquilo e faça uma avaliação com o médico anestesista, levando seus exames. Assim você terá a segurança que a cirurgia foi planejada e todos da equipe cirúrgica estão em sintonia para que tudo ocorra da maneira mais tranquila.

Fatores de risco

Fazer uma dieta tem suas vantagens, porém a falta de nutrientes pode também trazer prejuízos na recuperação, como infecção na ferida operatória e mau funcionamento renal. É importante sempre receber uma orientação adequada profissional.

Evite o ganho de peso, pois quanto maior ele for maiores as chances de complicações e dificuldades na cicatrização. O ideal é manter hábitos saudáveis e não exagerar no consumo de gorduras e bebidas alcoólicas. O cigarro também deve ser evitado, por prejudicar a cicatrização.

O diabetes é outro fator que deve ser controlado. Segundo estudos científicos, quando a doença está desregulada, aumenta em aproximadamente 17% o risco de infecção, inibindo a defesa do seu corpo e aumentando os seus dias de internamento hospitalar.

Orientações

Por isso, comece a cuidar da sua recuperação, antes mesmo do procedimento. Ter uma alimentação saudável e treinar os exercícios que você fará após a cirurgia também ajuda na recuperação, pois você estará habituado com as movimentações e poderá se movimentar com mais agilidade e de forma natural.

Cuidando-se adequadamente e se preparando para o procedimento, a chance da cirurgia ocorrer de forma segura e tranquila aumentam muito

Procure um especialista

Dr. Álynson Larocca Kulcheski (CRM 24934) é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).