Manguito Rotador – Cirurgia e Tratamento em Curitiba

O manguito rotador é o conjunto de músculos ao redor do ombro, conectados ao osso do braço pelos tendões. Quando esses músculos se contraem, são realizados os movimentos do ombro e braço.

manguito rotador

Manguito rotador

São 4 músculos que compões o manguito rotador (subescapular, supra-espinhal, infra-espinhal e redondo menor) e estão ao redor da articulaçao do ombro. Os tendões tendem a se desgastar com a idade, especialmente quando realizadas atividades excessivas (repetitivas, principalmente com braço elevado).

manguito rotador

Quando os tendões começam a desgastar, mas não são separadas do osso ao qual estão  ligados, é chamado tendinopatia e quando os tendões se soltam do osso,  é chamado ruptura  do rotador manguito. As lesões do manguito rotador ocorre tanto gradualmente , após quarenta ou cinquenta anos ou  de forma abrupta após um acidente ou queda.

manguito rotador
Detalhe do Manguito rotador

O paciente descreve  dor no ombro, algumas vezes irradiando para o braço e até mesmo pescoço. Essas dores podem ocorrer com movimentos da vida cotidiana ou serem contínuas.  A dor pode impedir que o paciente deite sobre o ombro dolorido, prejudicando o sono pela inflamação local.

Com uma ruptura do manguito rotador, o paciente pode conseguir levantar o braço (mesmo tendo uma lesão e dor),  mas  é frequente a percepção que a força está  reduzida.   Na consulta, são feitos testes no exame físico, em que são avaliados cada músculo.

manguito rotadorRuptura manguito rotador

Exame  adicionais geralmente são solicitados, buscando os problemas nesses tendões e músculos associados, como ressonâncias, ecografias e radiografias.  Dependendo do que o paciente sente , do exame do médico e  dos exames de imagem, será feito  o tratamento.

Frequentemente, o tratamento médico com  medicações e reabilitação traz excelentes resultados.  Em caso de não trazer resultado satisfatório com esse tratamento,  ou em pacientes com elevado grau de atividade, será considerado a necessidade de reparar essa lesão de forma cirúrgica.

Hoje, a  artroscopia (cirurgia realizada usando uma câmera, sem fazer  grande abertura na pele) é a principal  cirurgia para  fixar o tendão novamente ao osso.  Cirurgia rápida, com hospitalização breve, trazendo o benefício que o paciente precisa.