Luxação Acromioclavicular – Cirurgia e Tratamento em Curitiba

Tratamento para Luxação Acromioclavicular em Curitiba

A articulação acromioclavicular localiza-se na parte superior do ombro, na parte mais lateral da clavícula. Ela é uma articulação importante, pois a clavícula é a única conexão entre o ombro e o tronco. Essa articulação é mantida por um grupo de ligamentos. A luxação acromioclavicular ocorre por trauma direto na ponta do ombro (escápula), comumente por queda de altura, principalmente em trauma esportivo. Os ligamentos entre a clavícula e o acrômio são os mais superficiais e são os primeiros a serem lesados. Se o trauma for mais acentuada, mais ligamentos são lesados, dando origem às luxações mais graves.

 

Dor e edema (inchaço) na borda do ombro são sinais de luxação dessa articulação.

Uma deformidade é visível nos graus maiores de lesão. A ponta da clavícula pode ser abaixada com a pressão do dedo, o que chamamos “sinal da tecla”.

O diagnóstico é feito por radiografias em um serviço de emergência. Raramente uma ressonância ou tomografia é necessária.

Existem 6 tipos diferentes de luxação. As luxações mais simples são as do tipo 1 e 2, são tratadas com tipoia. Nesses casos há pouca ou nenhuma deformidade estética. A luxação do tipo 3, em que há uma deformidade visível, mas não acentuada em relação ao lado normal, o tratamento é muito controverso, mesmo entre os ortopedistas. A maior tendência no mundo tem sido a de tratar sem cirurgia. No entanto, para alguns pacientes com esse grau, pode ser necessário cirurgia. Isso será esclarecido em consulta médica. As luxações do tipo 4, 5 e 6 são mais graves, com deformidade grosseira e sempre de tratamento cirúrgico.

Existem muitas técnicas para correção da luxação acromioclavicular. Pode ser feito usando micro parafusos chamados de âncoras, pode ser usado a artroscopia com pequenos cortes, pode ser usado fixação sem cortes, com pinos, entre outros métodos. Baseado em resultado de estudos clínicos, a minha opção, é usar fios de alta resistência para manter a clavícula em seu lugar, alinhando a articulação, até a cicatrização. Cirurgia rápida, com um corte de 3 a 4 centímetros, com excelente resultado funcional e estético.

Opção de tratamento para Luxação Acromioclavicular em Curitiba