fbpx

Cirurgia da Coluna

 

A COLUNA VERTEBRAL

A coluna é uma estrutura complexa que fornece mobilidade e força. O funcionamento adequado do pescoço e das costas permite um movimento fluido e sem esforço. Mas, quando há uma deformidade ou aparece uma lesão ou doença na coluna, atividades comuns como virar, flexionar ou alongar podem ficar dolorosamente fora de alcance. Mais de 80% dos adultos terão dor nas costas ou no pescoço em algum momento da vida.

Muitos problemas exigem tratamento médico, em especial quando o assunto é a coluna. Podem surgir problemas degenerativos de desgaste que afetam as articulações e os discos, bem como uma variedade de outras anormalidades que causam dor nas costas ou no pescoço, alem de dormência e fraqueza. Problemas na região lombar podem afetar tambem as pernas e os pés, enquanto problemas na coluna cervical do pescoço podem afetar os braços e as mãos. O tratamento cirúrgico pode incluir descompressões da medula espinhal e dos nervos, além de fusões da coluna, microcirurgia e cirurgia minimamente invasiva da coluna.

A ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL

Compreender a anatomia e as funções da coluna é fundamental para entender as lesões e as doenças que afetam a coluna vertebral.

A coluna tem vários papéis especiais no corpo humano. Os mais importantes são:

  • Proteger a medula espinhal (estrutura que liga os nervos ao cérebro)
  • Fornecer o suporte necessário para que se possa andar em pé
  • Permitir que o tronco dobre e realize o movimento de flexo-extensão
  • Suportar a cabeça

Visto de lado, a coluna vertebral tem uma curva “S” natural, e é responsável por nos manter equilibrados.

 

A CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL

A cirurgia da Coluna Vertebral é uma das áreas que mais cresce na medicina com tratamentos cada vez mais inovadores. Avanços nas técnicas cirurgias e no conhecimento cada vez maior da anatomia que envolve a coluna vertebral, fez com que muitas opções de tratamento cirúrgico se tornassem uma boa opção para tratar os problemas na coluna. Esta área de conhecimento amadureceu e atualmente é bem definida e muito diversificada. A pesquisa sempre atualizada é fundamental para que o cirurgião se mantenha alinhado com as melhores opções de tratamento para o seu paciente e permite que tratamentos eficazes e cada vez menos agressivos gerem o melhor bem estar elevando a qualidade de vida dos pacientes.

Atualmente os procedimentos cirúrgicos vem se tornando cada vez menos invasivos e a cirurgia da coluna acompanha esta tendência, com inúmeros procedimentos sendo realizados desta forma, com menos agressividade ao corpo e mantendo a mesma qualidade no seu objetivo de tratamento

O cuidado moderno da coluna é muito complexo. Para determinar se a cirurgia é necessária, deve-se procurar avaliação de especialistas altamente treinados.

 

Procure um especialista

Dr. Álynson Larocca Kulcheski (CRM 24934) é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).